FAQ

Aqui você encontra as respostas para as dúvidas mais comuns de sua viagem.

Como embarcar?

O check-in do Cruzeiro Energia na Véia tem inicio a partir de 12:00h (meio dia) com encerramento previsto para as 17:00h (cinco horas da tarde). Desta forma recomendamos ao hóspede apresentar-se no Porto com 4 (quatro) horas de antecedência da saída do navio. Após a entrega das malas (despacho de bagagem), o hóspede receberá uma senha para aguardar a chamada para o check-in e consequentemente o embarque. Ao ser anunciada a senha, apresentar-se no balcão de Check-In com o voucher e o documento de identificação original em mãos. Feita a conferência dos documentos para embarque e estando toda a documentação regular, será entregue o “Cruise Card” (cartão de embarque) que terá o nome do hóspede, número da cabine, turno de jantar, que passará então a ser sua identidade a bordo, tanto para embarque e desembarque, bem como para o consumo dentro do navio (bares, lavanderia, serviços de cabine, serviços médicos, salão de beleza, lojas, fotografias, etc.).
O “Cruise Card” (cartão de embarque) é de responsabilidade única e exclusiva do hóspede, devendo o mesmo mantê-lo em segurança e informar prontamente o Escritório de Informações no caso de perda ou extravio.

Viagens dentro do território brasileiro:

Brasileiros
- Hóspedes brasileiros deverão embarcar com um dos seguintes documentos originais:
Passaporte (válido até o término da viagem);
RG (Carteira de Identidade Civil emitida pela Secretaria de Segurança Pública dos Estados);
CREA, CRM, OAB, Carteira de Habilitação, Carteira de Identidade Militar, entre outros documentos de identidade civil válidos em território nacional, desde que o mesmo esteja em bom estado de conservação.
OBS: os documentos de forma geral deverão ter no máximo 10 anos de existência.

Estrangeiros
- Hóspedes estrangeiros residentes no Brasil, deverão embarcar com um dos seguintes documentos originais: Passaporte válido (com no mínimo 6 [seis] meses de validade);
RNE válido (Registro Nacional de Estrangeiros).
Hóspedes estrangeiros não residentes no Brasil deverão embarcar com passaporte válido (com no mínimo 6 [seis] meses de validade) e tarjeta de entrada no Brasil carimbada pela imigração do aeroporto.
Quanto à necessidade de visto, o hóspede deve procurar diretamente o Consulado brasileiro no seu país de origem ou entrar em contato com órgãos do Itamaraty.

Não será permitido de forma alguma, o embarque de hóspedes portando cópia de documentos, mesmo que autenticados.

Bagagem: 

Sugerimos aos hóspedes que não levem bagagem em excesso, para que possam ser bem acomodadas nas cabines e transportadas no interior do navio.

O limite máximo de bagagem no Navio é de 90 kg (noventa quilos) distribuídos em até 3 malas, sendo que será permitido apenas 1 bagagem de mão por pessoa com até no máximo as seguintes medidas 55x35x25 cm. Todas as bagagens deverão estar devidamente etiquetadas.

A MSC e a Promoação Eventos não se responsabiliza por bagagem danificada por ter sido despachada com peso acima do suportado pela mala. O hóspede com trecho aéreo deverá respeitar as normas das companhias aéreas (o limite médio é de aproximadamente 20 [vinte] kg).

As malas são embarcadas e desembarcadas por terceiros autorizados da concessionária portuária, sendo que a MSC não se responsabiliza por danos causados durante o manuseio.

Somente as malas são consideradas como bagagens que podem ser despachadas.

Esclarecemos que bolsas, sacolas, carrinhos de bebê e quaisquer outros itens pessoais ou frágeis devem ser transportados pelos hóspedes, como bagagem de mão.

Conforme normas internacionais de segurança é proibido o embarque com utensílios cortantes, armas, entorpecentes, alimentos e bebidas e todo e qualquer material/objeto que possa oferecer risco à saúde e segurança aos Hóspedes e ao meio ambiente. Caso o Hóspede traga consigo um dos materiais/objetos acima citados, esses serão obrigados a se desfazer dos mesmos no terminal antes do embarque, a MSC não se responsabiliza pela custódia desses itens.

A bagagem deverá portar a etiqueta de identificação da MSC Cruzeiros, mencionando o nome do hóspede, porto de origem, data do cruzeiro, navio e o número da cabine. Toda bagagem, inclusive a bagagem de mão estará sujeita a fiscalização.

As etiquetas da MSC Cruzeiros serão enviadas juntamente com o voucher e as malas devem estar devidamente lacradas com cadeado de segurança.  A MSC não se responsabiliza por qualquer dano ou extravio que possa ocorrer antes do início ou após o término do cruzeiro.

OBS.: Em nosso pacote está incluso o Seguro Travel Ace.

Nos cruzeiros pela América do Sul, o hóspede que for diretamente ao porto deverá entregar suas malas ao setor de bagagens. A bagagem seguirá diretamente para a cabine. Por questões de segurança, as bagagens são submetidas ao raio-x e ao scanner do navio. Se houver necessidade os seguranças do navio podem solicitar a presença do hóspede para esclarecimentos sobre possíveis objetos que ofereçam risco à segurança de seus hóspedes.

Bagagem de mão:

Objetos considerados frágeis, pessoais e de valor (jóias, perfume, dinheiro, máquina fotográfica, filmadora, notebooks, carrinhos de bebê, etc.) devem ser transportados somente na bagagem de mão, pelo próprio hóspede, pois a MSC Cruzeiros não se responsabiliza por danos e extravio de tais objetos.

Animais domésticos:

Não são permitidos a bordo animais de qualquer espécie.

Gestantes podem fazer um cruzeiro?

A MSC Cruzeiros não pode aceitar a reserva, nem permitir o embarque de nenhuma hóspede que estará com 23 SEMANAS ou mais de gestação até o final do cruzeiro.  Dessa forma, a Hóspede gestante deverá apresentar no momento do embarque um atestado médico confirmando seu estágio de gestação. Na falta do atestado, a empresa reserva-se expressamente no direito de recusar o embarque de qualquer Hóspede que aparentemente esteja em estado avançado de gestação.

 

TOPO

A Bordo

Qual é a minha cabine?
O numero de sua cabine estará discriminado em seu CRUISE CARD (cartão de embarque).

Na cabine tem ar condicionado?
Todas as cabines dispõem dessa comodidade e há um controle de temperatura de ar-condicionado de fácil manuseio.

Quais os serviços de cabine?
- Serviço 24 horas, livre de taxa para: cobertores, travesseiros, toalhas e etc.
- Serviço despertador disponível 24 horas.

Qual a corrente elétrica usada a bordo?
A tensão a bordo é 110/220 V. Os únicos aparelhos elétricos permitidos nas cabines são barbeadores, secadores de cabelo, carregadores de bateria e computadores. Nenhum tipo de gerador de calor é permitido.

Por motivo de segurança, não é permitido utilizar ferro de passar roupa na cabine.

A MSC Cruzeiros e a Promoação Eventos não assumirá qualquer responsabilidade por danos causados pelos hóspedes a quaisquer aparelhos elétricos. Para evitar o risco de acidente, tire todos os aparelhos da tomada antes de deixar a cabine. Se o camareiro da sua cabine encontrar aparelhos elétricos ligados em sua ausência, eles serão desligados.

Existem cofres a bordo?
Todas as cabines possuem cofres digitais que são de uso gratuito aos hóspedes. (instruções na cabine).

A MSC e a Promoação Eventos não assume qualquer responsabilidade por dinheiro, jóias, documentos, celulares, máquinas fotográficas, filmadoras, notebooks ou outro objeto de valor que permaneçam na cabine.

Há elevador?
Existem no navio 5 complexos de elevadores à disposição dos hóspedes em tempo integral.

Como funciona o serviço de lavanderia?
Oferecemos um amplo serviço de lavanderia personalizado. Na sua cabine, estará disponível um saco de lavanderia, (dentro do armário) uma lista de preços e uma nota de serviço. Em caso de dúvidas para utilizar este serviço consulte o seu camareiro.

Como posso me comunicar a bordo? A cabine tem telefone?
Você pode receber e fazer chamada do navio, usando o telefone disponível nas cabines. Para ligações feitas a partir do navio, basta chamar a Estação de Rádio e informar o número desejado para completar a ligação. Para receber ligações, o hóspede pode solicitar os números de telefone do navio à Recepção ou ao Escritório de Informações. Lembramos que as ligações realizadas a partir do navio são feitas via satélite e cobradas em Dólares ou Euros, conforme o cruzeiro. As tarifas destes serviços estão à disposição na Estação de Rádio. Obedecendo às normas internacionais, a Estação de Rádio permanecerá fechada quando o navio estiver no porto. Os horários de funcionamento da Estação de Rádio estão disponíveis no Programa do Dia.

Serviço de fax:
A bordo dos navios da MSC é possível enviar e receber mensagens de fax durante o cruzeiro, desde que este indique o nome do hóspede e o número da cabine. Utilize o formulário especial de fax do Escritório de Informações e deixe-o para transmissão. Consulte valor a bordo.

Serviço GSM:
A tecnologia inovadora ON-WAVES está disponível na maioria de nossos navios! Um serviço de roaming GSM estará ativo na permanência do navio em áreas internacionais, oferecendo a possibilidade de fazer e receber ligações e enviar e receber mensagens de texto. Consulte valor a bordo.

Internet C@fé:
O acesso à Internet está disponível a bordo no Internet C@fé, após acessar o sistema, mediante o uso do “Cruise Card”, é possível navegar pela Internet como se estivesse em casa. Consulte valores a bordo.

Wireless – Serviço de Internet sem fio
Você terá acesso sem fio à Internet com um laptop habilitado ou smartphones. Consulte valores a bordo.

Há acesso disponível nas áreas comuns. Para acessar os serviços do hotspot basta escolher a quantidade de crédito que você deseja, a qual será cobrada diretamente na sua fatura a bordo. Serviço disponível para compra na recepção do navio.

Ponto de Internet:
O serviço de Internet encontra-se disponível na Cyberlibrary (livraria cibernética), e você poderá utilizar o navegador da mesma maneira como faz em casa. Siga as instruções exibidas na página inicial (existente no local) para acessar e escolha o valor do crédito de que necessita. O valor selecionado será cobrado diretamente na sua fatura a bordo.

Achados e perdidos:
Procure o Escritório de Informações (5º andar), caso tenha perdido ou encontrado algum objeto.

Atividades para crianças e adolescentes:
No Centro Infantil diversas atividades são oferecidas para os maiores de três anos. A programação é impressa diariamente e disponibilizada no Miniclube.

O entretenimento para crianças e adolescentes será organizado em três faixas etárias:
– Mini clube: para crianças de 3 a 9 anos;
– Clube Júnior: para crianças de 10 a 13 anos;
– Clube para Adolescentes: para hóspedes maiores de 14 anos.

Todas as atividades de entretenimento são elaboradas pelos recreadores da MSC e realizadas em diversos idiomas, para satisfazer as necessidades de todos e não se restringem ao Mini clube; se os pais estiverem em terra ou envolvidos em outras atividades, o Mini clube permanece aberto, proporcionando uma maior tranquilidade aos hóspedes. Os recreadores também levarão as crianças ao buffet ou ao restaurante do navio para as refeições com a possibilidade de escolha pelo Menu Infantil.

Lembramos que os recreadores não são formados para atender crianças com necessidades especiais e pedimos o acompanhamento de adulto responsável pela criança durante sua permanência no centro infantil.

Idiomas a bordo:
A tripulação dos navios MSC é internacional e está habituada em ter contato com diversas nacionalidades e idiomas. Nos cruzeiros pela América do Sul os navios dispõem também de tripulantes brasileiros para melhor atendê-lo. A tripulação estará a sua disposição para auxiliá-lo sempre que necessário.

Alimentos e bebidas adquiridos fora do navio:
É proibida a entrada de bebidas (águas, refrigerantes, cervejas, alcoólicos, etc) que tenham sido adquiridas fora do navio.

A equipe responsável pela segurança do navio está autorizada a recolher estes produtos das bagagens, inclusive as de mão, e devolvê-las aos hóspedes somente no final da viagem.

Os hóspedes deverão retirar as bebidas encontradas e recolhidas a bordo, antes do desembarque. Consulte o local e horário de retirada das bebidas no escritório de informações.

Existem a bordo bares à disposição dos hóspedes e todos são abastecidos com grande variedade de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, cigarros, cigarrilhas e tabaco. Os horários de funcionamento podem variar. Consulte Programa do Dia entregue na cabine.

Bebida alcoólica comprada nas lojas a bordo:
Ao comprar bebidas alcoólicas nas lojas a bordo, elas serão guardadas pelas lojas e entregues aos hóspedes no navio na manhã do desembarque. Serão emitidos recibos de todas as bebidas guardadas nas lojas.

Consulte o local e horário de retirada das bebidas no escritório de informações.

Dieta especial, quando devo solicitar?
As dietas especiais devem ser solicitadas com antecedência, no ato da reserva, e estão sujeitas a confirmação.

Jantar:
O jantar será dividido em dois turnos para garantir que todos os nossos passageiros desfrutem do atendimento exclusivo de um belo restaurante a la carte internacional.
a divisão dos turnos é determinada pela operadora do navio a fim de melhor atendê-los, assim todos podem desfrutar desse serviço incluso no pacote.

“O TURNO DO RESTAURANTE A LA CARTE NÃO É COM ASSENTO MARCADO”.
1° TURNO – 19h30 – 21h00
2° TURNO – 22h00 – 00h00

*TURNO ALTERNATIVO – 20h30 – 22h30 - Será servido um jantar no restaurante da piscina no deck 14 (PAGO PAGO E BORA BORA BUFFET) no sistema self service, aberto para todos os passageiros.

 

TOPO

O que está incluso em meu pacote?

*Tarifa / *taxas / *seguro travel ace
*Todos os eventos realizados a bordo – 1° noite: festa do branco / 2° noite: festa a fantasia / 3° noite: a definir o tema.
*Show ao vivo da banda Capital Inicial.
*Show ao vivo da banda RPM.
*Alimentação completa – café da manha/almoço/café da tarde/jantar/ceia/buffet da madrugada.
obs.: você terá a sua disposição um sitema de alimentação continuo, com opções a qualquer hora do dia e da noite.

*Restaurantes inclusos no pacote:
- A lá carte: L´Arabesque – deck 6 / The Golden Lobster – deck 5 e 6
- Buffet: pago pago e bora bora - deck 14
*Duas paradas do nosso roteiro – a definir.

TOPO

O que NÃO está incluso no meu pacote?

* Bebidas alcoólicas e não alcoólicas, enlatadas ou engarrafadas.

* Spa, sauna, cinema 4d, boliche, simulador de formula 1, serviço extra(bar)

 

TOPO

Pagamento de despesas a bordo

Serão aceitos os seguintes cartões de crédito internacional: Visa, Mastercard, Diners ou American Express (ATENÇÃO: cartões de crédito com números ilegíveis ou danificados, não serão aceitos).

Não serão aceitos a bordo Cheques pessoais e cartões eletrônicos (débito).

No cassino, o hóspede deverá comprar as fichas em espécie (somente dólar).

No ato do check-in, será solicitado ao banco emissor do cartão uma pré-autorização de débito no valor mínimo de US$250.00 (duzentos e cinquenta dólares americanos). Se, durante o cruzeiro, a despesa do hóspede exceder este valor, será solicitada uma nova pré-autorização. No final do cruzeiro, o hóspede verifica a fatura e se estiver correta, a MSC debitará o valor da fatura no cartão de crédito. Por questões internas da administradora do cartão, o valor da pré-autorização de débito pode ficar bloqueado por volta de 7 a 10 dias uteis após o desembarque.

Caso o hóspede não possua o cartão de crédito internacional, será solicitado um depósito mínimo, em espécie, de garantia no valor de US$ 50.00 (cinquenta dólares) individualmente.

Se durante o cruzeiro, o valor for ultrapassado, então, será solicitado ao hóspede um novo depósito para saldar a conta e aumentar o crédito. O valor não utilizado será reembolsado no final do cruzeiro.
Verifique junto à administradora do seu cartão de crédito internacional se está habilitado e desbloqueado para compras no exterior, função necessária para gastos a bordo nos cruzeiros nacionais e internacionais.

Atenção: 

Os valores para depósito em cartão de crédito ou pagamento em moeda estão sujeitos à alteração sem aviso prévio.

Moeda corrente a bordo:

Cruzeiros na América do Sul: a moeda corrente a bordo é o Dólar Americano (US$).

 

TOPO

Check Out

Na noite anterior ao desembarque, será enviado à cabine um extrato com todas as despesas discriminadas, caso haja alguma divergência, favor dirigir-se ao Escritório de Contabilidade (deck 5). Caso o hóspede tenha feito depósito em cartão de crédito internacional e o extrato estiver correto, por favor, assinar e entregar no Escritório de Informações (deck 5).
Para os hóspedes que efetuaram depósito em espécie, ao receberem o extrato, devem dirigir-se ao Escritório de Contabilidade (deck 5), para o devido acerto de contas.

Como despachar as malas, antes de desembarcar:
Na noite anterior ao desembarque, os hóspedes, deverão deixar as malas no corredor, (lado de fora da cabine), devidamente etiquetadas e lacradas.
OBS.: Mediante a semelhança entre malas, a MSC recomenda que o hóspede identifique a bagagem com algum item pessoal como fitas coloridas, facilitando sua visualização no desembarque.

Frasqueiras e malas com objetos considerados frágeis, pessoais e de valor (jóias, perfume, dinheiro, máquina fotográfica, filmadora, notebooks, bebidas compradas a bordo, carrinho de bebê, etc.), devem ser transportados pelo próprio Hóspede como bagagem de mão e não devem ser colocadas do lado de fora da cabine.
Verifique no Programa do Dia entregue na cabine, o horário previsto para o desembarque.

Antes de deixar a cabine:
Verifique se foi esquecido algum bem pessoal nas gavetas, armários, banheiro e cofre, pois a MSC não se responsabiliza por objetos esquecidos a bordo.
Após serem cumpridos os trâmites alfandegários, a bagagem será retirada do navio e estará à disposição no salão alfandegário, exceto bagagem de mão. O desembarque será feito assim que toda a bagagem tiver sido retirada do navio. Solicitamos que os hóspedes aguardem em uma das áreas abertas do navio ou em um dos salões, até que seja feito o anúncio de desembarque. Este procedimento é realizado pela cor da etiqueta. As bagagens serão transportadas até o salão alfandegário (exceto bagagem de mão e bebidas adquiridas nas lojas do navio).

Ao desembarcar:
O hóspede deverá dirigir-se ao salão alfandegário e identificar sua bagagem (de acordo com a cor da etiqueta colocada na mala) juntamente com o fiscal da MSC para conferencia e liberação da mesma mediante o cartão de embarque.
ATENÇÃO: Caso você tenha sua bagagem avariada, a MSC dispõe no Porto e no navio, um formulário denominado “Declaração de Ocorrência para Análise” que é preenchido e assinado pelo hóspede, pelo chefe de bordo ou coordenador de operações do porto. No mesmo formulário, o hóspede deverá seguir as instruções para contato expostas na declaração.
Contatos com setor de bagagens através de e-mail: bagagens@msccruzeiros.com.br.
Para demais ocorrências acessar o site: www.msccruzeiros.com.br na opção Contato.

 

TOPO

Sugestões para uma boa viagem

• Usar sapatos baixos.
• Caminhar com cuidado pelas áreas molhadas ou escorregadias;
• Não correr nas dependências do navio;
• Subir e descer escadas utilizando o corrimão.
• Manter as mãos longe das portas (podem fechar com o balanço do navio).
• Não jogar nenhum objeto nos vasos sanitários (utilizar pequenos sacos • higiênicos que estão nos banheiros das cabines).
• Não deixar copos no chão ou na borda da piscina;
• Não fumar nas cabines;
• Nas dependências permitidas apagar o cigarro no cinzeiro antes de colocá-lo no lixo;
• Não jogar de forma nenhuma, quaisquer objetos ou cigarros no mar.

 

TOPO


Navio Energia na Véia 2017 © Promoação Eventos - Todos os direitos reservados